Sobre o curso

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Física é a formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino–aprendizagem da física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes. O curso visa formar profissionais capazes de:

• Dominar os princípios gerais e fundamentais da física clássica e moderna, das didáticas e das respectivas metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino.
  • Atuar como físico-educador em todos os espaços e ambientes da educação formal da educação básica (Ensino Médio e Ensino Fundamental), ou não formal, tais como nos programas de educação popular, educação de jovens e adultos, de divulgação em diferentes mídias, de formação continuada de professores das séries iniciais.
  • Utilizar os conhecimentos da Física básica e aplicada, das ciências da natureza e suas tecnologias, das ciências humanas e sociais como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral.
  • Planejar, desenvolver ou adaptar materiais didáticos de Física utilizando textos, imagens e formalismo de modo balanceado, roteiros de laboratório, demonstrações, com auxílio de simulações em computadores e redes, identificando os elementos relevantes às estratégias adequadas.

Perfil de atuação

Neste curso de Licenciatura em Física serão formados físicos educadores, que se dedicarão à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de formas de educação científica, como vídeos, softwares ou outros meios de comunicação, não necessariamente restringindo sua atuação ao ensino formal e médio.

Acesse o site do curso de Física