A função da pesquisa na Avaliação Institucional em EaD

Mesa-Redonda: “A função da pesquisa na avaliação institucional da EaD”

Coordenadação: Professor Renato Cislaghi

Iniciando as apresentações individuais, Beatriz Hanff fez um relato das pesquisas realizadas pelo NUPA nos cursos de Física e Química do Ciclo UAB/UFSC, com a aplicação de questionários enviados por e-mail aos estudantes que abandonaram seus cursos, buscando levantar as causas e definir medidas preventivas. Foi registrada a dificuldade para a caracterização de quais estudantes de fato se evadiram, sendo feita uma busca do contingente de evadidos a partir das avaliações registradas, de e-mails (não) postados e da (não) participação em fóruns. O nível de resposta foi surpreendentemente alto e a partir da sua tabulação e análise foi possível chegar a várias conclusões.

O uso de ferramentas de EaD nas pendências do ensino presencial através do projeto DP MATICE (Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais) foi apresentado por Patrícia Torres (PUCPR) . Torres falou também da experiência dos cursos oferecidos pela PUCweb de especialização em extensão, na modalidade EaD, utilizando a plataforma Eureka. Abrangendo estas duas variantes no uso do EaD e, inclusive, a modalidade de ensino presencial, foi descrito o processo de desenvolvimento de pesquisas para o processo de avaliação institucional e de avaliação interna da diretoria de EaD.

A professora Suzi Samá (FURGS) apresentou a experiência FURG, no oferecimento de cursos de graduação de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia no âmbito estadual, pela UAB/FURG. Para a coleta dos dados para a avaliação dos cursos foi construído um instrumento e sua operacionalização foi feita pela plataforma Moodle. A partir dos resultados obtidos e das conclusões a que a equipe chegou, foram implementadas algumas melhorias.

Por último Silvia Nassar (UFSC) relatou a experiência do DEaD/UFSC/UAB, que abrange sete cursos de graduação oferecidos em oito estados, e do Núcleo de Avaliação e Pesquisa que é focado tanto na avaliação para apoiar a gestão pró-ativa quanto para no processo regulatório da SEED/MEC. As avaliações têm objetivos distintos, iniciando com o perfil dos estudantes ingressantes, seguindo para as disciplinas curriculares, os testes de progresso e os cursos como um todo. Tanto a aplicação dos instrumentos quanto a consulta aos resultados é feita online, dando máxima agilidade ao processo de utilização dos resultados obtidos por todo os interessados.

Os debates aconteceram ao término de cada apresentação e houve bastante participação do público.